Apartamento J|T - Caroline Kreling

  • Data: 2020
  • Local: Petrópolis, Porto Alegre/RS
  • Metragem: 160m²

ELEGÂNCIA COM FLEXIBILIDADE

Três soluções ambientadas com a força do design e da arte resultam em um projeto personalizado, versátil e atemporal. Em pontos estratégicos, painéis criados pela arquiteta Caroline Kreling escondem e compartimentam. Com isso, garantem uma visão organizada do living.

– Para termos diferentes usos sem poluir o ambiente visualmente, criamos painéis que disfarçam os usos secundários, como os painéis espelhados que escondem o home office logo na entrada do apartamento, os painéis em madeira ripada que escondem a cozinha e também os painéis espelhados que disfarçam a cristaleira próxima ao jantar – resume Caroline.

Uma intervenção na planta – a remoção da parede divisória entre a lavanderia e o living – possibilitou criar o home office, escondido ou exibido ao mover o sistema de correr espelhado. A solução fica perto do lavabo e junto ao hall, demarcado por bancada fluida sobre a qual pairam a luminária Tombo, de Guilherme Wentz, e uma das cerâmicas do Estúdio Heloisa Galvão. Na parede ripada, sobressai a gravura de Paulo Pasta (criada na Fundação Iberê Camargo).

No estar com lareira, o painel de mármore compõe com marcenaria sob medida desenhada pela profissional. Sobre o tampo, a obra de Walmor Corrêa e o vaso Solitário de Guilherme Wentz. Protagonizam o design a poltrona Mad, de Jader Almeida, vencedora de um iF Design Award, combinação perfeita com o banco Mocho, do mestre Sergio Rodrigues.

Do outro lado, o jantar é separado do estar por um bufê encimado pelo abajur de mesa Bonjour, do ícone Philippe Starck para a Flos. A peça dialoga com outro item de design, o pendente Mercury, obra de Ross Lovegrove para Artemide, determinante para criar impacto com elegância, refletido pelos painéis de espelho da cristaleira. Na sequência, uma adega para 140 garrafas. Na base do living, piso com acabamento em madeira natural e paginação em espinha-de-peixe.

A área da churrasqueira conecta o jantar com a cozinha, integrada quando os painéis divisórios estão abertos. Elegância atemporal caracteriza também a área íntima do apartamento.


Projetos