PT | EN / Área do cliente
  • Data: 2020
  • Local: Xangri-lá/RS
  • Metragem: 25m²

Refresh na área externa

Caroline Kreling precisou apenas de um mês e meio para transformar a área externa de uma morada no Litoral Norte com a criação de um novo pergolado com estrutura metálica em área de 25 metros quadrados. A arquiteta aumentou, com a reforma no entorno da casa em Xangri-lá, a qualidade de vida da família no verão, e cumpriu o quesito de bem-estar em qualquer momento do dia e estação. Para isso, a conexão do interior com o exterior passou a contar com um espaço intermediário charmoso para desfrutar o ócio nos moldes das residências de Punta del Este. À frente, o refresh no paisagismo tornou a piscina mais atrativa e reforçou a proposta de lazer.

– Havia uma área sem alma, sem vida, e a cliente queria aproveitar melhor o espaço e torná-lo mais atraente, confortável e harmonioso – conta Caroline.

Nas duas laterais abertas, foram colocados toldos com tela solar branca –voltada para Sudeste, a área recebe incidência solar de diferentes ângulos. Na outra, os brises horizontais fazem a proteção visual e são acompanhados de toldo transparente para proteger da chuva e do vento.

Na composição do estar, os tecidos selecionados têm resistência às intempéries, em particular à incidência solar, o que garante maior durabilidade. Os reposteiros brancos, que acompanham a inspiração em Punta, são de tecido lavável de fácil manutenção.

Para compor o paisagismo, nova vegetação, iluminação e pedras naturais próximas à piscina que passaram a emoldurar a intervenção no pergolado.

– Selecionei o capim roxo por ser uma planta típica da região uruguaia e de fácil manutenção. Também é uma boa opção, pois não solta folhas pequenas, mantendo a piscina limpa por mais tempo – ensina Caroline.

Para quem está interessado em dar um up grade na área externa da casa ou da cobertura, a arquiteta recomenda: “Um olhar atento para o real uso do espaço é um bom caminho para começar, depois, uma boa iluminação e escolhas pontuais que gerem bem-estar, sempre com muita leveza”.


Projetos